Publicado em: 29/05/2019 16:07:25
O projeto "Comunicação e educação: a contribuição de narrativas imagéticas para a superação da degradação e da desigualdade ambiental em Rondônia" é uma ação vinculada ao Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual (GPEA) e às disciplinas de Fotojornalismo I e Fotojornalismo II ofertadas no Bacharelado em Jornalismo
O projeto "Comunicação e educação: a contribuição de narrativas imagéticas para a superação da degradação e da desigualdade ambiental em Rondônia" é uma ação extensionista vinculada ao Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual (GPEA) do Departamento Acadêmico de Jornalismo (DEJOR) e às disciplinas de Fotojornalismo I e Fotojornalismo II ofertadas no Bacharelado em Jornalismo. Vice-líder do grupo de pesquisa e coordenadora da ação extensionista, a professora Elisabeth Kimie Kitamura integra seu projeto aos âmbitos do ensino e da pesquisa acadêmica visando explorar e compreender as práticas da produção de narrativas imagéticas e as possíveis representações sociais de atores ou grupos sociais contemporâneos no âmbito das temáticas socioambientais. Para fins de divulgação do projeto, está aberto o site http://www.narrativasimageticas.unir.br/ para consulta do andamento, dos conteúdos explorados e de outras informações referentes à ação de extensão.
Para as ações iniciais deste projeto, a equipe executora conta com o aporte teórico das disciplinas de Fotojornalismo I e II, que contempla tanto a linguagem fotográfica e fílmica quanto a prática do fotojornalismo. Concomitante a estas ações, para contextualizar e complementar as informações imprescindíveis para a compreensão da história ambiental de Rondônia, a contribuição do cineasta Adrian Cowell (1934- 2011), a sua série Década da Destruição, composta por cinco episódios. As representações fílmicas de Cowell serão referências para a captação de imagens fotográficas e testemunhos audiovisuais de atores sociais envolvidos em conflitos socioambientais na região. Cowell filmou a Amazônia durante 50 anos e sua produção mantém uma relação estreita com a Educação Ambiental Crítica por representar o complexo contexto dos conflitos socioambientais na Amazônia Ocidental. Seu acervo fílmico protagonizou e referendou internacionalmente o ativismo ambiental em um período determinante para a configuração das políticas ambientais atuais no País. Nesse sentido, o projeto pretende explorar estas qualidades fílmicas dos documentários de Cowell aliadas aos conceitos de justiça ambiental, desenvolvimento sustentável e ideologia desenvolvimentista.
Coordenação:
Profa. Dra. Elisabeth Kimie Kitamura
Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Publicidade e propaganda pela Fundação Cásper Líbero; especialização em Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina; mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), linha de pesquisa semiótica francesa análise do discurso fílmico; doutorado em Educação Escolar, linha de pesquisa Educação Ambiental e Cinema pela Unesp, campus Araraquara. É professora associada da Universidade Federal de Rondônia, departamento de Jornalismo e integrante no Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual (GPEA).
Bolsistas:
Daiana Cristina Silva, discente do 7º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal em Rondônia (UNIR). Desde 2017.
Jaqueline Antunes Damaceno, discente do 7º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). De fevereiro a novembro de 2017.
Vanessa Aparecida Forte, discente do 7º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). De fevereiro a novembro de 2017.
Joel Jonas Corrêa de Oliveira, discente do 5º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). De fevereiro a março de 2019.
Natali Renata Alves Pereira, discente do 5º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Desde fevereiro de 2019.
Fonte: Elisabeth Kimie Kitamura